Economia Greco-Romana



  É evidente que existem as particularidades e especificidade de cada época, entretanto podemos dizer que nas sociedades grega e romana existem características comuns: são formadas por proprietários de terra que a exploram com mão de obra escrava. A posse da terra, em ambas as sociedades, é o elemento determinante para a caracterização da cidadania. E, além disso, são essas elites que determinam os rumos políticos da sociedade.

 Nas cidades-estado gregas, os proprietários-cidadão, escolhem entre si – e entre os mais ricos – aqueles que deverão comandar a cidade; no mundo romano essa atribuição cabe aos patrícios. E aqui cabe mais um esclarecimento. A cidadania depende da riqueza originária da terra. A posse da terra possibilita a concentração da riqueza e esta, por sua vez é uma das condições da cidadania. São os cidadãos que detêm o poder político e, portanto, constroem a democracia. Por esse motivo é que a democracia, além de ser fruto da riqueza, depende do trabalho escravo.

 No mundo grego o cidadão é cidadão porque tem escravos aos quais explora e dos quais depende sua subsistência e em oposição ao estrangeiro que pode ate ser rico mas não pode gozar da cidadania Em outras palavras podemos dizer que o mundo grego, da mesma forma que mais tarde ocorreria com Roma, não teria produzido a cultura e as inovações que nos legou se não tivesse explorado o trabalho escravo (CARNEIRO, 2008). Grécia e Roma ganharam o destaque e tornaram-se a gênese do mundo ocidental em virtude da exploração do trabalho escravo. Por isso, em oposição ao mundo oriental, – e ao modo de produção asiático – o ocidente nasce com o modo de produção escravista: explorando a mão de obra escrava as elites se apropriaram da terra e das decisões políticas. Isso posto podemos dizer que a economia tanto no mundo Grego como romano tinha por base a exploração do trabalho escravo e, embora ambas as sociedades fossem urbanizadas, as principais atividades produtivas eram relacionadas à terra. Os escravos realizavam todas as atividades, tanto na cidade como o campo.

  Entretanto as atividades rurais eram aquelas que mantinham a subsistência das cidades gregas e do mundo romano.


Autor: Geovana Joplin

Fonte: https://www.webartigos.com/index.php/artigos/grecia-e-roma-sociedade-e-economia/32859

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Principais características da cultura Greco-Romana

Mistura de cultura grega e romana

Arte